Crescimento do veganismo combate a agressão ao meio ambiente

O veganismo é um dos termos mais debatidos ultimamente entre as massas do século XXI. Segundo o artigo Consumo, ética e natureza: o veganismo e as interfaces de uma política de vida, quem adota essa maneira de se alimentar, de se portar e consumir busca alcançar a ética perante o direito dos animais. Então, o indivíduo que adere a essa causa, passa a transformar suas práticas alimentares e seu estilo de vida.

Nesse estilo de vida não são aceitos qualquer tipo de exploração animal, seja ela na culinária, no entretenimento, em cosméticos ou na ciência. Em entrevista ao nosso site a nutricionista, Mayara Hamu esclareceu as principais dúvidas em relação a essa prática:

Entrevistas: Jássia Murielly

Veganismo em Goiânia

Em Goiânia, o veganismo tem ganhado cada vez mais espaço. Estabelecimentos alimentícios, feiras e lojas passaram a aderir à prática, possibilitando diversas opções para o consumo consciente. A Box Veg é um desses locais e oferece itens que são preparados de forma que se assemelhem aos que, tradicionalmente, são feitos com carne. A nutricionista Mayara Hamu também é uma das proprietárias do local, que além de oferecer produtos industrializados, possui itens congelados como hambúrgueres de feijão, salsichas de grão de bico, quibe de abóbora cabutiá, entre outros.

Alguns restaurantes perceberam a necessidade de aderirem ao cardápio de seus estabelecimentos alimentos que suprissem a necessidade desse tipo de público. O Bistrôgonofe foi criado no ano de 2012 por André Monteiro Beleza e sua mãe. O restaurante é especializado em estrogonofe e possui a idéia de fast food, sendo uma das principais características de serviço do local atualmente.

“A ideia de contemplar o público vegano e vegetariano não foi especificamente pensando no público de forma geral, mas o restaurante foi projetado para ter variações de estrogonofe e eu queria atender esse grupo, já que não são mais exceções no mercado”, relata André.

Outro estabelecimento que oferece produtos veganos é a República da Saúde. O local oferece produtos feitos de chocolate, à base de cacau e sem qualquer outro ingrediente de origem animal. De acordo com a vendedora Camila Ferreira, a procura pelos produtos ainda é pouca, já que os produtos são focados em dietas específicas e não no público em questão.

Se você quer fazer uma refeição saudável e de baixo custo, confira uma receita de ceviche bem fácil de fazer: 

 

Reportagem: Emilly Krishna, Ingrid de Carvalho, Gianni Fabrício, Jássia Murielly, Luara Ariel e Marcela Costa.

Edição: Lara Bispo, José Antônio Carvalho, Ícaro Gonçalves, Noêmia Félix e Jéssica Borges

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *