Vans lança coleção ‘Salve Nosso Planeta’ para promover consciência ambiental

A marca americana Vans lançou uma coleção chamada ‘Save Our Planet’ projetada para promover a conscientização ambiental, seguindo os passos de outras empresas de moda que destacam o meio ambiente.

Os danos causados ao meio ambiente pela indústria da moda estão bem documentados – o Programa Ambiental da ONU diz que a indústria produz 10% das emissões globais de carbono e o tingimento têxtil é o segundo maior poluidor de água do mundo. Da mesma forma, de acordo com o Programa de Ação sobre Resíduos e Recursos (WRAP), aproximadamente 140 milhões de libras em roupas são depositadas em aterros sanitários a cada ano.

A Vans espera chamar a atenção para os danos ambientais – especificamente a poluição dos oceanos – com a nova coleção “Save Our Planet”, ou “Salve Nosso Planeta”. A coleção não é apenas estilosa, com a Vans garantindo que a linha também retribua à causa específica abordada. A marca disse que doará até £160.000 dos recursos para a Sustainable Coastlines Hawaii – uma fundação que trabalha para combater a poluição costeira.

No entanto, embora as intenções por trás do lançamento possam ser bem-intencionadas, nem todo mundo acredita que a nova coleção é a melhor maneira de promover a sustentabilidade. Ao ser entrevistada, Orsola de Castro, co-fundadora e diretora criativo da Fashion Revolution – um movimento global que aumenta a conscientização sobre as questões mais prementes da indústria da moda – acusou a Vans de fazer parte do problema. “Parece que eles estão doando muito pouco dinheiro e usando muito plástico”, diz Castro.

Foto: Reprodução Instagram (@fash_rev)

Tradução: A sustentabilidade está em tendência há bilhões de anos, ou não estaríamos vivos. É o excesso que é a tendência hoje, e precisamos torná-la firmemente fora de moda.

Orsola de Castro, em uma entrevista ao The Independent, relatou que “As marcas não deveriam estar criando novos produtos e simplesmente doando de qualquer maneira, isso está apenas aumentando o problema. Qualquer coisa que incentive as pessoas a comprar mais ainda corre o risco de fazer parte do problema e não da solução”.

Esta não é a primeira série de caridade que a Vans lançou. No mês passado, a varejista lançou uma coleção de conscientização sobre o câncer de mama, que doou uma proporção dos recursos da linha para a instituição de caridade CoppaFeel!

A coleção “Save Our Planet” não tem previsão de lançamento no Brasil.

 

Edição: Jéssica Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *